RELAÇÕES OLÍMPICAS - Elas se amam, estão juntas, mas competem em tudo
Elas competem em tudo. Quem tem o melhor emprego, o melhor salário, o melhor ambiente de trabalho. Quem se arruma melhor, quem tem as melhores roupas, as mais caras, o cabelo mais bonito ou os dentes mais perfeitos. Se uma compra um carro, a outra quer comprar um mais caro. Quando não pode, frustra-se de uma maneira tão profunda que passa semanas deprimida.Quando saem com amigos, ficam exibindo suas habilidades, novas aquisições, falando cada vez mais alto para chamar mais atenção para si e ofuscar a outra. No desespero, ao perceberem que estão perdendo para a companheira, algumas invertem o jogo e passam a diminuí-la retrucando cada “exibição” com um comentário maldoso.
- Comprei um carro novo!
- Vocês precisam ver como bate aquela porcaria, parece uma carroça – retruca a outra.
Acredite, relações assim existem. São as que eu chamo de “Relações Olímpicas”, com direito a competições em diversas modalidades. Popularidade, beleza física, capacidade de sedução, poder aquisitivo e até competição para saber quem é a mais “coitadinha” e tem os maiores problemas. Nem sempre a competição está claramente definida ou a nível consciente. Muitas vezes as pessoas participam deste jogo sem perceber. A outra passa de companheira a adversária, alguém que poderá impedir o seu progresso, uma ameaça constante ao seu brilho.
Acaba-se transportando a competição predatória, tão comum na nossa sociedade, para dentro da relação amorosa. Estamos, todas, envoltas pelo consumismo, a inveja, o exibicionismo, pelo desejo narcisista de sempre ser a melhor. Fatalmente, acabamos contaminadas por estes sentimentos destrutivos e aplicando-os também nas nossas relações afetivas, familiares e amizades.
Quem já não teve uma pessoa que, de melhor amiga, transforma-se em sua pior inimiga? Sentindo-se inferior a você, ela passa a atacá-la, maldizendo, difamando, tentando a qualquer custo fazer com que você pareça menor para que ela possa se sentir maior e melhor que você de alguma maneira. Convenhamos, é muito mais fácil aparecer diminuindo o outro do que por esforço próprio. Isso acontece também entre irmãs, primas, mães e filhas, companheiras de trabalho e até vizinhos.
Quando esse cabo-de-guerra sobrepõe-se ao amor, ele passa a ocupar o espaço que deveria ser preenchido por admiração, carinho e respeito. Sem sentir, a relação acaba e pior, nenhuma das duas ganhou com isso. Neste tipo de competição, só há perdedoras. Há que se extinguir a afirmação que só somos completos, queridos e amados se ganhamos sempre. Muitas vezes, quando perdemos algo, ganhamos experiência, maturidade. Então, perder também é uma maneira de ganhar.
É saudável querer progredir, ampliar horizontes, viver mais e melhor, mas é preciso, porém ficar sempre atenta ao complexo de inferioridade, não permitindo jamais que ele se instale em sua vida ou na da sua companheira.
Crescer junto é muito mais gostoso que ascender só. Pense nisso.
1 comentários:
Aee galera do Grupo união vocês todos estão de parabéns, meu nome é Eric Roger, sou heterosexual, mas sou totalmente contra a homofobia e apoio a causa de todos vocês, alias acho que a causa não é exclusividade de vocês homosexuais, a causa é sim de todos nós, pq eu acredito que somos todos humanos e ninguém é mais do que ninguem, acredito em uma sociedade mais humana e justa, mais igual, sem violencia, onde todos possam ir e vir sem ter medo de nada...e o preconceito é algo tão futil, tão pequeno que me envergonho ao ver muitos heterosexuais fazendo papel de ridiculo...eu converson muito com minha namorada sobre esse assunto, ainda temos (eu mesmo) que quebrar muito paradigmas, mas acredito que vocês estão fazendo acontecer, e é isso, é através das paradas GLBT, das mobilizações, palestras, encontros e concietizações que vamos conseguir mudar esse cenário atual, tenho certeza que da mesma forma que vocês querem um mundo sem homofobia, queremos tambem um mundo mais justo, com menos desigualdade, sem fome, miseria, violencia, etc etc...
5 de setembro de 2007 às 15:57Galera o texto ficou ótimo, gostei muito, os vídeos idem, vi os três que aparecem na pagina principal, gostaria de deixar aqui meu apoio ao Grupo União, força ai na nessa luta, não desistão jamais, saibam que vocês já são vitoriosos por estarem fazendo o grupo união existir, é com cidadãos de coragem como vocês que o Uberaba, Mina Gerais, o Brasil e Mundo precisam...pessoas que tem coragem de sair nas ruas e dizer o que pensam, pessoas pacificas, que lutam por seus direitos atraves da pacificidade, atraves do dialogo, da discussão, sem violencia...estão de parabens por isso...
"INSISTÃO, PERSISTÃO E JAMAIS DESISTÃO..."
Entre os heteros vocês tem um apoiador que veste a camisa da causa....
valeu galera.....abraço a todos e sucesso...
contem comigo!!
email: ericroger_bc@hotmail.com
Postar um comentário