Refrigerante gay?

Guaraná Jesus é uma bebida cor-de-rosa típica do Maranhão, onde domina quase um quarto do mercado de refrigerantes. Fora do Maranhão é visto como uma curiosidade acompanhada de um estranho gosto de cravo e canela. O Guaraná Jesus teve um início simples como criação de um farmacêutico de São Luís na década de 1920, mas acabou virando um dos símbolos culturais do Maranhão. Embora tenha rivalizado com a Coca-Cola (que atualmente detém os direitos de distribuição da bebida) esse refrigerante não conquistou o resto do território brasileiro.

No rótulo do Guaraná Jesus, os elementos gráficos cor-de-rosa representam a própria cor do produto e o “Jesus” caligráfico lembra o design vernacular, remetendo às suas origens artesanais. As embalagens seguem o padrão entre refrigerantes (garrafas PET, de vidro e lata). Apesar do Guaraná Jesus não apresentar elementos necessariamente regionais, ele é identificado como um símbolo cultural do Maranhão por sua popularidade.

O que faz essa bebida ser um símbolo de brasilidade? A brasilidade não precisa ser a representação de uma idéia generalizada de Brasil. O que é brasileiro para um pernambucano talvez não o seja para um carioca. Há uma tendência em considerar a cultura do Rio de Janeiro ou da Bahia como representativa do resto do país. Se tivermos uma visão mais ampla do Brasil, mais condizente com a nossa diversidade, podemos considerar o Guaraná Jesus e muitos outros símbolos regionais brasileiros como representativos do nosso país.



0 comentários:

 
Grupo União | by Paulo Pita ©2012