Professor denuncia preconceito nas escolas

O fim do preconceito sexual no país só ocorrerá com uma ampla transformação cultural e educacional, conforme afirma o professor de Ciências Sociais Orlando Coelho.
"O preconceito é intrínseco ao ser humano, eu tenho, vocês têm. É preciso trabalhar para não deixar com que ele nos domine ou nos deixe com uma visão míope", enfatiza. Segundo ele, é papel dos educadores difundirem essa idéia porque os homossexuais freqüentam a escola, e é ali, onde deveriam receber apoio e instrução, que enfrentam a maior parte da rejeição, até mesmo vinda de professores.
Durante palestra realizada na última quinta-feira, dentro da Semana de Orgulho Gay, o professor ouviu vários relatos de jovens estudantes que passam pelo problema. Um deles, que prefere não se identificar, relatou ter ouvido de funcionários e de professores que o modo de falar e de andar dele chama muito a atenção e que deveria mudar seu jeito. "Chegou a ponto de eu ser perseguido por um professor, que não me passou mesmo tendo sido aprovado nas outras matérias", lamenta.
"Não denunciei por medo de a situação piorar e não falo o nome do professor agora porque não quero que a mesma situação se repita este ano", justifica.
"Se é dever do Estado zelar pela liberdade de pensar e de expressar, como explicar uma atitude como esta?" – questiona Orlando. Ele cita lei estadual que prevê o resguardo da cidadania e dos direitos dos homossexuais. "Ela prevê denúncia, multa e até o fechamento da instituição ou empresa que maltratar", classifica.
A coordenadora de ensino da Superintendência Regional de Uberaba, Juliana Bruno, afirma já existir em cerca de nove escolas estaduais da cidade o Programa de Educação Afetivo-Sexual, no qual um dos temas aborda a homossexualidade. "Nessas escolas, onde já está em vigor, o preconceito diminuiu muito", frisa.
No entanto, a coordenadora admite a necessidade de ampliar o programa. "Existe a meta para aumentar, contudo, não posso admitir prazo para que isso se realize", conclui.

Reportagem retirada do Jornal da Manhã em 28/07/07
Reportagem Realizada Por: Por Rodrigo Matos

0 comentários:

 
Grupo União | by Paulo Pita ©2012